Programação para 2017


Palestras anteriores

Oficina de Concepcao, Planejamento e Producao de Exposicao - Em 14 e 15 de setembro de 2017 com Luciana Nemes

Local
Centro Universitario Belas Artes Sao Paulo - Unidade 3 Rua José Antônio Coelho, 879 - Vila Mariana - SP
Data
quinta-feira, 14 de setembro de 2017.
Inscrições a partir de 14/08/2017
Horário
09h as 17h00
Vagas
60

Resumo da Palestra
A exposicao museológica é um sistema comunicacional com lógica, sentidos e processos próprios. Seu objetivo é comunicar um discurso preexistente, porém tem como diferencial uma prática preservacionista. Seu processo de concepcao e execucao é multidisciplinar, e para concebe-la leva em consideracao um sistema de acaoes que se divide em duas grandes áreas: Salvaguarda (coleta, pesquisa, documentacao, conservacao e armazenamento) e Comunicacao (exposicao, projetos educativos, acao sócio-educativo cultural e avaliacao). Considerando a importância das exposicoes, o seu papel, o custo e a complexidade de sua realizacao, a oficina "Concepcao, planejamento e producao de exposicao" se propoe a oferecer uma orientacao prática que facilite o desenvolvimento do trabalho e desperte uma reflexao crítica acerca do todo processo. Curadoria: Marilucia Bottalo Palestrante: Luciana Nemes Colaboradores : Álvaro Razuk | arquiteto; Lee Dawkins | Cenógrafo e coordenador de montagem; Miulnei Barbosa | Gerente da Millenium Transportes; Claudio Rubino | Especialista em acao educativa e acessibilidade

Sobre o Palestrante
Luciana Nemes luciana Nemes | Graduada em Educacao Artística e Pós-Graduada em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Sao Paulo - MAE USP. Com vinte anos dedicados a cultura, possui trabalhos expressivos em seu histórico profissional, como a participacao no desenvolvimento do projeto museográfico do Museu da Historia do Estado de Sao Paulo - MHSP, implantacao do Museu do Holocausto - Curitiba, e a exposicao de projecao internacional, Caravaggio e seus seguidores, através da Base 7 Projetos Culturais e a exposiç¿o Resistir é Preciso realizada Arte3 Assessoria, Producao e Markenting Cultural em parceria com o Instituto Vladimir Herzog. Como documentalista de acervos museológicos, atuou em coleç¿es particulares e institucionais como Banco Bradesco e AmBev, através da Expomus. Atuou como docente no Centro Universitário Belas Artes de Sao Paulo no curso de pós-graduacao em Museologia, Curadoria e Colecionismo e no Curso Técnico de Museu na ETEC Parque da Juventude Centro Paula Souza. No Educativo da Fundacao Bienal de Sao Paulo atuou no gerenciamento do orçamento geral do setor, e na elaboraç¿o de projetos junto a leis de incentivo. Atualmente é assessora do Museu Santa Casa de S¿o Paulo, onde desenvolve o projeto de reestruturacao museológica da instituicao.


Um Panorama sobre a Conservacao de Acervos Analógicos e Digitais com Millard Schisler / Patrícia de Filippi

Local
Arquivo Público do Estado de S¿o Paulo R. Voluntários da Pátria, 596 - Auditório Térreo - Santana _ SP
Data
quinta-feira, 8 de junho de 2017.
Inscrições a partir de 19/05/2017
Horário
8:00 ás 17:00
Vagas
293

Resumo da Palestra
Um dos grandes desafios para aqueles que tem como funç¿o administrar e salvaguardar documentos é a preservaç¿o do conhecimento especialmente na escolha das ferramentas mais adequadas. Percebemos que estamos num tempo de transformaç¿o, onde a informaç¿o impressa concorre diretamente com a informaç¿o digital e, especialmente, com o desenvolvimento de redes de informaç¿o dinâmicas. Essa difus¿o de informaç¿o é uma área que os centros de memória, bibliotecas e arquivos n¿o podem ignorar. Neste contexto ainda persiste o questionamento entre estas instituiç¿es que é o de decidir como preservar a informaç¿o contida nos acervos, seja de forma a salvaguardar o suporte original com aç¿es de conservaç¿o e preservando as características intrínsecas do seu material, ou digitalizar seu acervo de forma a preservar a informaç¿o contida no suporte (seja livros, mapas, fotografias, ou qualquer objeto onde for impresso a informaç¿o), disseminando rapidamente seu conteúdo. Na palestra "Um panorama sobre guardas de acervos analógicos e digitais" ser¿o abordadas estas quest¿es e quais as perspectivas e oportunidades para construç¿o de uma consci¿ncia de preservaç¿o de forma a estabelecer critérios e aç¿es que colaborem com a manutenç¿o da informaço. E, assim contribuir com a miss¿o de salvaguarda e disseminaç¿o do conhecimento.

Sobre o Palestrante
Millard Schisler / Patrícia de Filippi millard Schisler é mestre em Artes Visuais e especialista em organizaç¿o, preservaç¿o e digitalizaç¿o de acervos bidimensionais. Patrícia de Filippi é Especialista em preservaç¿o fotoquímica e digital no campo da fotografia e do cinema. Norma Cassares (Curadoria) Especialista em conservaç¿o com experi¿ncia na área de Química, com ¿nfase em Restauro de acervos bibliográficos. Norma Cassares, diretora técnica do Núcleo de Conservaç¿o do Arquivo Público do Estado de S¿o Paulo.